ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
. Defina momentos de interação – esclareça momentos em que ouvir é essencial e outros que perguntas são necessárias .Orientar é tornar mais azul o céu de outras vidas,
É tornar mais tranquilo o amanhecer de jovens corações,
É estar presente às mudanças, às tensões, tantas vezes reprimidas,
É muitas vezes, sofrer ao dominar as próprias emoções.
Orientar é ser mensageiro de fé e de verdade, levando sempre um sorriso de amor carinho a cada adolescente que, na ânsia de encontrar um caminho, sente-se inseguro, alarmando-se com a realidade
Mas orientar é também sentir um grande bem estar
“Uma sensação de paz de harmonia,
Que dá ao rosto cansado um ar de estranha alegria que só pode ser aprendido por quem sabe o que é amar...”
( Autor desconhecido)
O QUE O ORIENTADOR EDUCACIONAL FAZ
. Contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno.
. Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.
. Trabalha em parceria com professores para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles.
. Ouve, dialoga e dá orientações.
. O orientador não é um inspetor de disciplina.
. O O.E. Não têm currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando.
. O O.E. Lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.
COMO AMENIZAR O IMPACTO DA PASSAGEM DO 5º PARA 6º ANO EM NOSSOS ALUNOS?
COMO AJUDAR O ESTUDANTE:
. Programe a aula de forma que os minutos finais fiquem reservados para tirar dúvidas, guardar o material e anotar a lição de casa.
Essa é uma estratégia para que a turma se acostume com várias disciplinas.
. Dê mais de um dia para a tarefa de casa e sempre tome cuidado para não sobre carregar os jovens.
. Produza calendários de provas com ante cedência para evitar a coincidência de datas entre diferentes disciplinas e para ajudar a classe a programar os estudos.
. Não considere as provocações dos adolescentes como ofensa. Nessa fase, eles estão começando a contestar os adultos.
Aproveite a oportunidade para discutir as relações sociais e o senso de respeito às relações sociais e o senso de respeito às idéias do outro.
O dia-a-dia da sala de aula dá muito trabalho... Por isso deixamos algumas sugestões para buscar melhorar a convivência e, consequentemente, facilitar o processo ensino-aprendizagem em nossa escola
CONTROLANDO A SALA DE AULA
Boa disciplina cria condições favoráveis para aprendizagem eficiente. Seu maior objetivo é maturidade do aluno e aceitação da responsabilidade e auto controle.
Durante as aulas:
. Esteja sempre atento(a0 e conserve sua posição de adulto sem deixar de ser natural. Embora com seriedade, você pode ser amável.
. Consiga a atenção de todos antes de começar a aula.
. Procure manter um tom de voz adequado. Se gritar, o pior prejudicado é você!
. Desde o primeiro dia de aula, discuta as regras. Falta de ordem ou rotina podem causar problemas.
. Não lhes dê tempo para agir desordenadamente. Faça com que trabalhem, pois o grande preventivo para a “bagunça” é o trabalho.
. Estimule-os a usar o horário do recreio para ir ao banheiro ou beber água. Durante a aula, deixe sair apenas um de cada vez.
. Faça com que aprendam a se movimentar em sala ( trocar de lugar, formação de grupos, etc.) com o menor ruído possível.
. Permita que os outros se dirijam a você, mas um de cada vez e levantando a mão.
. Evite que um grupo fique ao redor de sua mesa, pois causa muito tumulto.
. Fiquem atentos (a) à sua postura, todos os detalhes são percebidos pelos adolescentes.
. A prevenção é melhor que a punição, movimente-se na sala para que todos sintam sua presença e atenção.
. Acentue o positivo. Deixe claro que perturbam a aula, privam o grupo de parte do tempo destinado ao ensino.
. Deixe que percebam sua aprovação, elogiando individualmente ou em grupo a atenção, pontualidade, frequência, trabalho bem feito, esforço... Os adolescente anseiam por atenção e reconhecimento de sua parte.
. Use as regras de conduta elaborando-as com a turma e volte sempre que necessário a esse assunto, pois há necessidade de repetir para fixar.
SE A TURMA ESTÁ SE TORNANDO INDISCIPLINADA, TENTE UMA DAS SUGESTÕES:
. Mude de atividade, talvez estejam cansados.
. Cuidado para não constranger o aluno.
. Mantenha seu temperamento e atitudes equilibradas. Problemas de alunos não são afrontas pessoais, tem longas histórias... Se você demonstra cólera, torna-se espetáculo.
. Se você argumenta, trata seu aluno com respeito. Se usa as mãos, já não pode mais usar a cabeça.
. Não se comprometa nem desafie os “ problemáticos” fazendo ameaças ou promessas que não poderá cumprir.
. Evite punições, exceção feita a uns breves minutos de silêncio, procedido de uma explicação.
. Cuidado ao chamar a atenção dos lideres em frente ao grupo. A turma pode-se colocar do lado deles. Prefira falar com de cada vez.
. Não espere a turma esta indisciplinada par tratar alguma coisa, quando mais cedo melhor.
. Meça as palavras. No momento da atenção, a inteligencia fica obstruída.
. Conte história.
. Cumpra as sua palavras.
. Seja paciente, educador.
. Quando o aluno merecer, mesmo que seja “ Bagunceiro”, elogie!
. Veja de forma diferente os seus alunos. Não servem só óbvio, veja além.
. Em vista os alunos mais difíceis, mesmo que isso seja difícil!
. Pratique um bom humor. Quando for possível, seja flexissível.
. Trabalhe em equipe. Permita que os alunos, quando for apropriado, tomarem decisões e se envolver no planejamento.
. Expresse claramente que você acredita nos seus alunos.
. Atenda o aluno de forma completa. Para isso, pare, escute, olhe, pensa e aja.
. Em uma conversa calma, pesa ao aluno que transgrediu as regras da turma que assuma o seu ponto de vista e que sugira uma punição que corrija os fatos.
. A punição deve levar ao bom comportamento, deve ser imediato, compreendida e, se possível, ter relação com erros cometidos pelo aluno.
. Estimule as boas maneiras em qualquer lugar da escola: corredores, refeitórios, banheiros, etc. Só assim os adolescente fixará as regras de convivências e respeito ao ambiente coletivo.
. Defina os limites – estabeleça, deste a primeira aula, estrema clareza e flexibilidade as sugestões, os limites das atitudes aceitas no grupo de alunos . Defina os seus limites, descuta – os nos procedimentos de participação cooperativo.
. Cobrança firme e serena - Mostra- se firme e resistente na coerência e na cobrança dos limites definidos.
. Desenha a estrutura de sua sala- disponha as cadeiras de forma como agredida que será produtiva, lembrando que será produtiva, lembrando que não é necessário à mesma o tempo inteiro. Utilize grupos, duplas, rodas, etc.
. Use diálogo pessoal - Em muitos casos funciona melhor que quando perdemos a a paciência. Muitas vezes essa é a linguagem mais utilizada em seu ambiente familiar.
. Destine alguns minutos para os alunos falarem de seu dia a dia. Será uma oportunidade para conhece los ainda mais.
. Crie hábitos - Não deixe de contar uma história por que a turma não sabe parar para ouvir, faça da cotação um hábito para que eles construam esse comportamento. O mesmo vale para trabalhos em grupo.
. Alterne suas estratégias - Altere suas aulas com diferentes jogos, dramatizações , ambientes... Assim você e os alunos não se cansam de estar sentados sempre no mesmo lugar só copiando...
“ Não quero mais uma vida particular, pois quando fico sozinho (a), eu não existo. Eu só existo no dialogo.”
Clarice Lispector
QUE ALUNO VOCÊ TEM EM SALA?
. Excessivamente inquieto - Não se concentra nas aulas, é muito agitado e geralmente atrapalha os colegas. Gosta de “ aparecer” e recebe dos colegas um reforço que colabora para a manutenção deste comportamento.
. Chama-lo a atenção o tempo todo pode fazer dele o herói da sala; tentar manter-lo irá concentrar ainda mais a sua agitação. Quando possível, iguinole sua “ brincadeiras” ; deixa o mais próximo de você, de a ele responsabilidades, tente conquista lo.
. Dispersivo - Geralmente este aluno não atrapalha a aula, mais esta sempre distante do que ocorre à sua volta “ viajando” em seus pensamentos.
Não permita que ele fique sentado no fundo da sala. Sua atenção com relação a ele deve ser maior. Faça perguntas direta, que exijam sua atenção.
. Conversador - São alunos que conversam pelo simples prazer de falar, sem intenção de perturbar a aula, mas perturbam. Geralmente estão comentando sobre a aula, combinando algo para o recreio, pedindo material emprestado, etc.
. Apático - Esta sempre sentado, quetinho e nunca fala, às vezes apresenta um abaixo rendimento. Você pode até ameaçar a classe com punição coletiva, que ele não reclama. Ele deve ser conquistado devagar. Dirija se a ele em voz baixa, junto à sua carteira. Ele não se manifesta por medo de errar e se sentir humilhado perante a turma. Faça com que ele acerte, falando baixo com você; assim ele perceberá que pode se arriscar.
Quem são os seus ALUNOS?
Como será que foi a sua infância?
Para sua reflexão:
“A criança aprende aquilo que vive.
Se a criança vive com criticas, aprende a condenar.
Se a criança viver com ortiridade aprende a agredir.
Se criança vive com zombarias, aprende a ser tímida.
Se a criança vive com humilhação aprende a se sentir culpada.
Se a criança vive com tolerância, aprende a ser paciente.
Se a criança vive com incentivo, aprende a ser confiante,
Se a criança vive com rentidão, aprende a ser justa.
E a criança vive com elogio, aprende a apreciar. A criança viver com aprovação, aprende a gostar de si mesma.
Se a criança vive com aceitação e amizade, aprende a encontra amor no mundo."
( AUTOR DESCONHECIDO)
AGENDA ENTREGUE AOS PROFESSORES 2011
ESCOLA MUNICIPAL LUIS LINDENBERGNOME:___________________________________FUNÇÃO:_________________________________
AGENDA ESCOLAR2011
Senhor!Não permitaque os limites
da vidanosimpeçamde florescer!
UMA CAIXA DE SURPRESAS!!!
Nessa vida, nós temos muitos obstáculos...Muitas coisas não nos deixam seguir em frente...Mas quando nós já estamos desistindo, vem aquele amigoE nós levanta, dizendo:Nunca diga nunca!E mais uma vez temos uma surpresa,Porque quando pensamos em desistir, achamos um amigoQue diga, amigo não é aquele que diz:Vá em frente, mas aquele que diz:Vou com VOCÊ!!
E daí em diante, você tem...Muitas surpresas e aventuras...uma CAIXA DE SURPRESAS!!!
“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore
com mais razão, não morre o educador que semeia na vida e escreve na alma.”
Jean Piaget
EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA
DIRETORA: SILVIA MÁRCIA
Tel : 92083575 - 26448778
DIRETORA ADJUNTA: ANNA CRISTINA
Tel: 81260092 - 26465573
SUPERVISORA: MARYZE PALLADINO
Tel: 92315587 - 26474388
ORIENTADORA EDUCACIONAL: VANIA SIMÕES
Tel: 26257958 - 88371525
DIRIGENTE DE TURNO: ADRIANA SANTOS
Tel: 26447003 - 97154862
Endereço da Escola: Av. Luis Lindenberg, N 1137
Guarani - Cabo Frio
TEL: 26440389
HORÁRIOS DE COORDENAÇÃO
PRÉ:______________________________________________
1 ANO____________________________________________
2 ANO____________________________________________
3 ANO____________________________________________
4 ANO____________________________________________
5 ANO____________________________________________
PARA VOCÊ REFLETIR!
NÃO IMPORTA ONDE VOCÊ PAROU...
EM QUE MOMENTO DA VIDA VOCÊ CANSOU...
O QUE IMPORTA É QUE SEMPRE É POSSÍVEL RECOMEÇAR.
Carlos Drummond de Andrade.
PROFESSORES E TURMAS EM 2011
PRÉ II A - TEREZA ( MANHÃ) PRÉ II B – RENATA ( TARDE)1 ANO ( 100) – ROSANGELA ( MANHÃ)1 ANO ( 101) – ANDREIA1 ANO ( 102 ) - ROSEMARY2 ANO ( 200) – KAREN2 ANO ( 201) – LEILA ( MANHÃ)2 ANO (2002) LEILA ( TARDE)3 ANO (300) MICHELLE FRANCO3 ANO ( 301) MÁRCIA FRANSCISCONE4 ANO (400) Márcia lopes4 ANO ( 401) ----------------------5 ANO (500) ----------------------5 ANO (501) MARIA DO CARMO5 ANO ( 502) RENATA TERRA
HORÁRIOS DE COORDENAÇÃO
PRÉ:______________________________________________
1 ANO____________________________________________
2 ANO____________________________________________
3 ANO____________________________________________
4 ANO____________________________________________
5 ANO____________________________________________
ATENÇÃO PROFESSORES (AS):
REUNIÃO PEDAGÓGICA E ESCOAL ABERTA
1 TRIMESTRE: 30/04
8 h às 9 h - REUNIÃO PEDAGÓGICA
9 h às 12 h - ESCOLA ABERTA
2 TRIMESTRE: 03/ 09
8 h às 9 h - REUNIÃO PEDAGÓGICA
9 h às 12 h - ESCOLA ABERTA
3 TRIMESTRE: 19/11
8 h às 9 h - REUNIÃO PEDAGÓGICA
9 h às 12 h - ESCOLA ABERTA
Sistema de Avaliação da Rese Municipal de Cafo Frio: 0 – 10,0 ( zero a dez)
ESCOLA MUNICIPAL LUIS LINDENBERG:
4,0 – PROVA 2,0 – TRABALHOS E PROJETOS
3,0 – TESTE (S) 1,0- SÓCIO- AFETIVO (0,5 PROF. - 0,5 ALUNO)
ATENÇÃO PROFESSORES (AS):
REUNIÃO PEDAGÓGICA E ESCOAL ABERTA
1 TRIMESTRE:
23/5 - 6 ANO
24/5 - 7 ANO
25/5 - 8 ANO
26/5 - 9 ANO
2 TRIMESTRE:
19/9 - 6 ANO
20/9 - 7 ANO
21/9 - 8 ANO
22/9 - 9ANO
3 TRIMESTRE:
19/12 - 9ANO
20/12 - 6ANO
21/12 - 7 E 8 ANO
AGENDA ENTREGUE AOS PROFESSORES
2011
MENSAGEM DE PÁSCOA
E M LUIS LINDENBERG Estamos em tempos de renovação. Páscoa é isso, redescobertas de coisas escondidas dos nossos olhos, no nosso coração. Temos a chance de despertar para a Vida. Nesse exercício de ir e vir, percebemos aquilo que não demos conta e o que ainda temos a chance de construir. Coisas ruins ficam para trás, coisas boas colocamos para frente. Que todos possamos ter nosso momento de reflexão e comunhão. Nossa equipe deseja uma Páscoa de paz e luz, fortalecimento e discernimento para entender o que vale um BIS na sua vida. Direção e Equipe Técnica Abril - 2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário