quarta-feira, 2 de março de 2011

PROJETO DA ESCOLA E. M. LUIS LINDENBERG 2011



LEITURAS SUGERIDAS

PROJETO: ¨ MUITAS LEITURAS ¨

Para gostar de ler, eis a sugestão: Textos curtos, fáceis, divertidos, escritos numa linguagem clara e parecida com a que a gente fala todo o dia. Assim são os textos de Luis Fernando Veríssimo.
Muitos estudos mostram que o adulto tem um papel fundamental na leitura, com isso leva a criança a valorizar a leitura e a escrita sendo como fogo de atenção. É a companhia do adulto que a atrai para folhear um livro, imaginar cenas de uma história perguntar o que está escrito ou prestar atenção a narrativa lida. 
 

A Árvore Generosa, Texto em Português de FERNANDO SABINO






O livro apresenta frases, orações ou sintagmas construídos apenas por duas duas, três ou quatro palavras, e o despojamento das ilustrações de uma árvore e de um menino, que se transforma em adolescente, jovem adulto e senio abandonado e solitário. A história de uma árvore e de um amenino que mostra a relação do ser humano e as árvores, esta narrativa ressalta o destino de cada um de nós: expõe-nos uma cronologia e uma temporalidade interior que não queremos aceitar.
O livro abre uma cortante perturbação espiritual em consciência habituadas a viver na sociedade do espectáculo. A obra mostra o menino que cresce, torna-se um adulto apressado que quer construir família, aparece mais tarde desalentado e à procura de uma salvação.
Este livro ensina que a aventura humana não pode fazer-se senão dentro da aventura da natureza, que deve ser o único império ou império dos impérios de um bicho-homem naturalista e espiritualista, telúrico e místico, justo e bom.


COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA





Esta obra não podia ser melhor. De um lado o olhar perspicaz de uma das mais talentosas escritoras do país, especialista em literatura para jovens. Do outro, as histórias de uma mestre do humor.
COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA, permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Veríssimo prestando atenção nos múltiplos recursos deste artesão das letras. Trata-se da habilidade para o exercício de linguagem ou de estilo que pode ser conferida em cronicas.
Veríssimo nunca pensou que ia ser escritor quando crescesse. Seu negócio era mesmo um bom solo de saxofone, instrumento em que ainda arrasa. A história de ser músico, desenvolveu os seus ouvidos.
O livro Comédias para se Ler na Escola é um livro de textos breves, simples e divertidos para se ler. Redigido numa linguagem muito clara e coloquial é capaz de expor a opinião e o seu ponto de vista sobre qualquer tema e sob qualquer motivo ou ocasião.
O autor revela as suas obsessões e imerge em memórias solitárias do tempo de criança e da juventude. Aborda questões éticas e sociais, com um toque de originalidade e humor.
Essa história põe em destaque a rapidez do passar do tempo: mesmo se as gerações parecem muito diferentes elas não estão tão distantes do tempo atual.
Se você quer envolver- se em uma excelente leitura leia o livro: 
 

COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA.

LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

BOA LEITURA...





AS ROSAS INGLESAS







Esta obra fala sobre duas meninas que são as mais queridas do colégio, unidas como unha e carne, amigas que fazem tudo juntas: de dançar e patinar no gelo até estudar suas lições no mais novo livro da mostrar e agora. O primeiro livro sobre A Rosas Inglesas contam a história de algumas garotas que repudiam Binah por invejarem sua beleza e, portanto, presumirem que ela fosse metida. A intervenção, porém, de uma fada-madrinha e seu pó mágico faz com que as” Rosas” descubram que há muito mais por trás de meras aparências.
A paixão fulminante pelo estrangeirinho sedutor flecha os corações de quase todas As Rosas Inglesas, que passam a fazer deve tudo para mostrar o quanto gostam dele. A professora mostra que em determinados momentos da vida temos que passar por provações: “ Até as coisas que a gente considera difíceis são bênçãos disfarçadas. Elas acontecem com a gente para que possamos aprender com elas.


Se você é curioso, pegue o livro: As Rosas Inglesas.
Boa leitura!





Nenhum comentário:

Postar um comentário