quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HISTÓRIA DA ESCOLA LUIS LINDENBERG

ESCOLA LUIS LINDENBERG

A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA LUIS LINDENBERG


Nossa Escola começou a funcionar no dia 25 de Março de 1970, no refeitório da REFINARIA NACIONAL DE SAL S/A, para os filhos dos funcionários, com apoio do Grêmio Recreativo e Cultura 1 de Maio, logo, o refeitório tornou-se precário para atender ao número crescente de alunos, levando o Grêmio a procurar a ajuda da REFINARIA NACIONAL DE SAL S/A, que logo cedeu uma casa na Vila operária onde foi instalada nossa Escola.
No entanto, dois anos depois o prédio em que foi instalada a Escola já não comportava mais o número de alunos, levando o Grêmio a recorrer novamente à REFINARIA NACIONAL DE SAL S/A que, prontamente mandou a construir o atual prédio e a escolinha transformava-se então a atual ESCOLA LUIS LINDENBERG.
Em pouco tempo , graças ao apoio da REFINARIA NACIONAL DE SAL S/A, a Escola foi crescendo: ampliou-se a Biblioteca a qual foi dado o nome de “ERNESTO DA COSTA MACEDO” ( pai de Dr Odaliva), foi inaugurado o Parque de Recreação “ Rogério Giorgi” e o Laboratório que recebeu o nome de “Dr José Caetano Alves”. Estas pessoas estavam ligadas à diretoria da REFINARIA NACIONAL DE SAL S/A na época e por isso foram homenageadas desta forma.
Por que o nome Luis Lindenberg ?
Luis Lindenberg foi o idealizador e e criador da Indústria Salina em Cabo frio, foi também o pioneiro na produção de sal ao fogo , sem contar somente com a evaporação ao sol, que tornaram-no conhecido e afamado e até mesmo Dr Pedro II veio em 1847 visitar a Perinas com sua comitiva. Sua propriedade abrangia mais de 100 (cem) braças de frente para a Lagoa de Araruama, incluindo ainda a Ponta da Costa e dos Macacos ou Perinas.
Com um exemplo a ser seguido de iniciativa, realizações e visão de progresso o Grêmio Recreativo e Cultural 1 de Maio, entidade que congrega os empregados de “ Salinas P. do Costa” , uma das sementes que melhor determinou, houve por bem dar seu nome a nossa Casa de Ensino _ ESCOLA LUIS LINDENBERG.



FOTOS DA ESCOLA EM  2010









 

3 comentários:

  1. Meu deus! soube há que a escola que fui alfabetizado no inicio dos anos, 80 e, prestes completar 49 anos de existencia, foi demolida. Estou chocado, principalmente por saber que nos últimos anos vinha sendo administrada pelo o municipio... e, que tal resultado revela a falta de compromisso político, cívico da classe política da cidade , e d sua Sociedade como um todo. Lamentável saber que a primeira estória q eu tenho notícia sobre uma "demolição duma escola" foi a que me inspirou ser "professor" . Muito triste. Ralff Gebara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade sim! Estão demolindo a escola. Muito triste pois estudei lá desdo pré ate o 9ano!
      E agora não passa de lembranças. Essa escola deveria ter virado patrimônio da cidade.

      Excluir
  2. Luís Lindenberg é pai do meu avô,que tem o mesmo nome.Fico encantada com os ideias e as realizações dele.

    ResponderExcluir