quinta-feira, 24 de março de 2011

Professora Ana Carla - PORTUGUÊS


Escola Municipal Luis Lindenberg.
Professora: Ana Carla
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 700,701 e 702



Trabalhando com Fábulas


As atividades serão desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre fábula. Esse tipo de texto é de fácil entendimento para os alunos, que costumam demonstrar interesse maior por enfocar a moral que o texto traz. Eles constroem relações que possibilitam uma reflexão sobre suas próprias ações.
No decorrer das atividades será apresentada aos alunos a origem da fábula. Após a pesquisa com a turma no laboratório de informática, serão abordados comentários sobre a estrutura narrativa de textos propostos. Destacando a atuação dos personagens e suas características naturais, o local onde os fatos aconteceram, o desfecho da história e sua moral.
Considerando que o texto 1 proposto narra uma fábula em prosa, o segundo, por sua vez, é um poema de Olavo Bilac. Será comentado com a turma sobre esta diferença estrutural marcada, também, na oralidade. Mostrando a estrutura do poema, suas rimas e como aparece no desfecho a moral da história.
Após a leitura e interpretação dos dois textos, os alunos farão uma comparação entre as duas narrativas chamando atenção para o fato de que os dois textos contam a mesma fábula. Comparando os personagens, o narrador, o cenário da narrativa e a moral da história.
Para desdobrar esta atividade os alunos farão uma reescrita da fábula em outro tipo de estrutura textual. A história em quadrinhos será sugerida, mas poderá ser uma poesia, uma paródia com uma letra de música, etc.
Os alunos também poderão ler outras fábulas, na sala de leitura ou em casa e trazer para ler para os colegas em sala de aula.


*Habilidades trabalhadas nesta atividade:
Localizar informações explícitas em um texto;
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
Identificar a finalidade de texto de diferentes gêneros.




ATIVIDADES REALIZADAS



TESTE DO 1º TRIMESTRE



*TEXTO 1 : O lobo e o cão 
(Ruth Rocha) 
 
Certo dia, um Lobo só pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com o pêlo muito lustroso enquanto andava pela estrada. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida.
Se me seguires ficarás tão forte como eu respondeu o cão. -O homem dar-te-á restos saborosos.
-Mas o que preciso fazer em troca? -quis saber o Lobo.
-Muito pouco, na verdade -respondeu o Cão. Uivar aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás carne e outras iguarias muito bem cozinhadas. De vez em quando, receberás também festas no dorso.
O Lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se ambos ao caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço esfolado.
-O que tens no pescoço? -perguntou.
-Nada de grave. É da argola com que me prendem -explicou o Cão.
-Preso? Então não podes correr quando queres? -exclamou o Lobo. -Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha liberdade por toda a comida do mundo. Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe dali.
Moral da história: A tua liberdade não tem preço.



*TEXTO 2: Lobo e o cão
 (fábula de Esopo por Olavo Bilac)

Encontraram-se na estrada
Um cão e um lobo. E este disse:
“Que sorte amaldiçoada!
Feliz seria, se um dia
Como te vejo me visse.
Andas gordo e bem tratado,
Vendes saúde e alegria:
Ando triste e arrepiado, Sem ter onde cair morto!
Gozas de todo o conforto,
E estás cada vez mais moço;
E eu, para matar a fome,
Nem acho às vezes um osso!
Esta vida me consome...
Dize-me tu, companheiro:
Onde achas tanto dinheiro?”
Serás feliz, se quiseres
Deixar tudo e vir comigo;
Vives assim porque queres...
Terás comida à vontade,
Terás afeto e carinho,
Mimos e felicidade,
Na boa casa em que vivo!”
Foram-se os dois. em caminho,
Disse o lobo, interessado:
“Que é isto?"Por que motivo
Tens o pescoço esfolado “
— “É que, às vezes, amarrado
Me deixam durante o dia...”
“Amarrado? Adeus amigo!
(Disse o lobo) Não te sigo!
Muito bem me parecia
Que era demais a riqueza...
Adeus! Inveja não sinto:
Quero viver como vivo!
Deixa-me, com a pobreza!
— Antes livre, mas faminto,
Do que gordo, mas cativo!”



E. M. Luis Lindenberg.
Alunos:
Professora:
Teste de Língua Portuguesa-1º trimestre (valor:     )


1. Você percebeu que os dois textos apresentados contam a mesma história? Observe que os textos têm formatos diferentes.Vamos compará-los.

Texto1 – Ruth Rocha
Texto 2 – Olavo Bilac
Título


Narrador (personagem ou observador)


Personagens



Cenário



Moral da história





  1. Como o autor descreveu o estado físico do Lobo no texto 1? E no texto 2?




  1. E o Cão? Qual era a aparência dele no texto 1? E no texto 2?
  1. Qual o conselho do Cão para que o Lobo conseguisse comida?
  1. O Lobo gostou da idéia?


  1. Por que motivo o Lobo não aceitou a proposta do Cão?
*Façam com atenção!!!
*Boa Sorte!!!




 

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