sexta-feira, 21 de junho de 2013

ATIVIDADES DE ALDENIR

ATIVIDADES DE ALDENIR


Planejamento da Aula
1. Escola:
Escola Municipal Luis Lindenberg
Professor: Aldeni de Faria Silva
2. Segmento ou nível de ensino:2º Segmento (Ensino Fundamental II) – 8º ano 3. Período de duração (nº de aulas):04 aulas 4. Disciplina e tema da aula:
Disciplina:
Língua Portuguesa
Tema da Aula: Da Natureza, todos dependemos. 6. Conteúdos curriculares:
6.1- Compreensão e interpretação da música "Absurdo", interpretada por Vanessa da Mata;
6.2- Produção textual:
6.2.1- Poema.
7. Objetivos a serem atingidos:
7.1- Ouvir e discutir/refletir, em grupo, o tema tratado na letra da música "Absurdo", interpretada por Vanessa da Mata e, em seguida, dialogar com os demais grupos;
7.2- Responder às questões propostas, a partir da música apresentada para trabalho;
7.3- Produzir um poema, em grupo, acerca do tema "O lixo no ambiente escolar", bem como a observação da própria sala de aula e de outros ambientes da escola;
7.4- Gravar e mixar o poema produzido, utilizando para isso o programa Audacity;
7.5- Postar o poema produzido no blog da escola ou expor nos murais com o auxílio da multiplicadora tecnológica.
8. Metodologia (estratégias/procedimentos didáticos):
8.1- Discussão/reflexão, em grupo e de toda a turma, da canção ouvida, com o intuito de fazer com que os alunos percebam a importância da Natureza para os seres;
8.2- Execução das atividades propostas;
8.3- Produção de um poema, em grupo, a partir do tema "O lixo no ambiente escolar";
8.4- Gravação e mixagem (música instrumental) dos poemas produzidos pelos grupos;
8.5- Postagem dos trabalhos no blog da escola ou nos murais, a fim de que outros alunos possam lê-los.
9. Recursos:
9.1- Aparelho de som, computador, data show, materiais de expediente, outros.
10. Avaliação:
A avaliação se dará por meio da participação dos alunos (discussão/reflexão) e da execução e dos resultados das atividades (orais e escritas) propostas.
11. Referências:
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A aventura da linguagem. Belo Horizonte: Dimensão, 22009;
http://letras.mus.br/vanessa-da-mata/1004442/;
http://www.youtube.com/watch?v=ZxSbVM9IOzA. 
OBS.: Como todo planejamento (plano de aula) é flexível, este também poderá sofrer modificações.
 
  
 
PROPOSTA DE ATIVIADE
ESCOLA MUNICIPAL LUIS LINDENBERG
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: ALDENI DE F. SILVA
ALUNOS(AS): _________________________________________________________ TURMA: ______ DATA: ____/____/____
1) A música "Absurdo
", de Vanessa da Mata, foi ouvida e discutida em sala de aula. Agora, responda às questões.
 
Absurdo
(Vanessa da Mata)
Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Auto-destrutivos,
Falsas vitimas nocivas?
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por
dinheiro
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar
 
a) Comente o tema tratado na composição musical.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O eu lírico apresenta a natureza em dois momentos: o antes e o depois. Comprove esses momentos com palavras ou versos pertencentes à letra da canção.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Comente os versos "Desequilíbrio que alimenta as pragas / Alterado o grão, alterado o pão
". ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Na música, o eu lírico afirma que a "mãe
" sofre com a ingratidão do ser humano. De que "mãe" ele está se referindo?
______________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 
2- Observe.
a) Escreva um comentário elucidativo acerca do texto em questão.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Identifique a figura de linguagem contida na frase pertencente ao texto acima.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
3- Tomando por base o verso "Essa ideia do natural ser sujo
", produza um poema, atentando para o tema: "O lixo no ambiente escolar".

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
4- Gravação e mixagem dos poemas produzidos.
5- Postagem ou exposição dos trabalhos.

 
 
 
PRESERVE O AMBIENTE ESCOLAR
Cada dia mais acabamos com o ambiente escolar
Porque lixo jogamos por todo lugar.
Incrivelmente, nossas salas
Sujas estão ficando.
Isso porque ações inadequadas praticamos.
Nossa escola pede socorro,
Um grito que não é ouvido.
Vamos ser solidários
Jogando lixo no lixo.
Cada um com sua consciência,
Ajudando na forma que puder,
Mantendo o ambiente escolar limpo
Da melhor maneira que quiser.
Isso é questão de educação.
Mantendo a escola limpa,
Recebemos um presente.
Vamos preservar o nosso ambiente.
TURMA: 802 – GRUPO: SÓ QUE NÃO
 
 
 
O LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR
Com o lixo no ambiente escolar
Não tem como melhorar,
Só tem como piorar.
Se a gente não cuidar
Nossa escola suja vai ficar.
O lixo escolar
Tem que limpar
De segunda a segunda, caso contrário,
A sala vai ficar imunda.
Tem que pegar o lixo no chão
Porque essa é uma
Questão de educação.
Por isso, da nossa escola
Temos que cuidar
Para ela limpa ficar.
TURMA: 802 – GRUPO: OS POETAS
 
 
 
LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR
Temos que nos conscientizar
E o lixo reciclar
Para a vida salvar
E o mundo melhorar.
Os alunos têm que colaborar.
A escola não sujar
E ajudar a reutilizar.
O lixo no chão não devemos jogar
Para a escola limpa ficar.
Queremos a colaboração de cada um
E não a ajuda de um só
Para o ambiente melhor ficar.
 
 
TURMA: 802 – GRUPO: AS PODEROSAS
  
 
A HORA É ESSA
Vamos chegar que a hora é essa.
Todos reciclando.
Limpar o mundo é o que nos interessa
E disso a gente não se cansa.
E a gente vai limpando a escola
Para ter o melhor lugar do mundo.
Não deixe o lixo no chão
Porque se não fica imundo.
Levante-se da carteira
E jogue o lixo na lixeira.
 
 
 
TURMA: 802 – GRUPO: BMB
 
 
 
NÃO MAIS LIXO NO CHÃO
É questão de educação
Não jogar lixo no chão.
Em minha escola
É sujeira por todo lado,
Chega a ser desconfortável.
Mostro para os meus colegas
Que podemos melhorar,
Tornar nossa escola
Melhor lugar pra se estudar.
Ter consciência
E prestar a atenção.
Lixo é no lixo
E não no chão.
TURMA: 802 – GRUPO: BATUQUE DE MOISÉS
 
 
 
LUGAR SEM LIXO
O lixo está presente em todo lugar,
Principalmente na escola onde é meu lugar.
Por onde passo vejo lixo.
Sabemos como acabar com isso.
Em nosso redor tem lixo.
Queremos acabar com isso,
Mas é difícil
Porque sozinho eu não consigo.
Se todos ajudássemos a limpar a escola,
Poderíamos melhorar
E o ambiente agradável ficar.
 
 
TURMA: 802 – GRUPO: RLA
 
  
 
LIXO NO CHÃO, NÃO MEU IRMÃO
Eu gosto de um garoto
Que joga lixo no chão.
Eu falo: "lixo no chão
Não meu irmão".
Espere aí, você acha que
Pode mandar em mim?
Presta a atenção!
Garoto sem ação.
Você acha que não
Está sujando a escola, não?
Se liga meu irmão!
Lixo no chão, não.
Irmão vamos acabar
Com toda essa poluição?
TURMA: 804 – GRUPO: NAN PAM
 
 
 
O LIXO
Nas escolas nós caminhamos,
Muito lixo é encontrado.
O homem está destruindo a natureza
E ninguém está conscientizado.
Papel, garrafas pet e latinhas.
Isso é que enxergamos.
Nas escolas de nossa cidade
A poluição está aumentando.
Se a gente não cuidar,
Cheio de lixo as escolas vão ficar.
Por isso separe o lixo
E leve para reciclar.
O lixo provoca mau cheiro
E muita poluição.
Ele atrai moscas, ratos e baratas,
Causando doenças como cólera
Verminose, febre e até infecção.
Então vamos reciclar
Que assim as escolas vão melhorar.
TURMA: 804 – GRUPO: LIFE
 
 
 
O NOSSO PAÍS
Em nosso país não existe nenhum lugar pra brilhar
Porque a cada dia jogamos lixo em todo lugar.
Nosso país ainda irá sofrer muito,
Pois existem bastantes lixos no mundo.
A natureza ainda vai acabar
Porque muitos homens não param de desmatar.
Queremos que nosso país volte a ser feliz
Porque tudo isso é o que a gente sempre quis.
Queremos ver nosso país limpo
Para brilhar como vela de zinco.
Nosso país ficará como a gente sempre quis,
Pois queremos um país sempre feliz.
TURMA: 804 – GRUPO: PEIXONALTAS
 
 
 
LIXO NO CHÃO
A lixeira está no canto.
O lixo está no chão.
Vamos consertar o mundo
E parar com a poluição.
O ar está poluído.
As paredes estão riscadas.
Com todo esse lixo,
A escola está acabada.
Os alunos não se ligam,
Não acordam para o futuro.
O lixo não está só na escola,
O lixo está no mundo.
A escola está igual
está igual a um lixão.
Vamos limpar a escola.
Cadê a conscientização?
TURMA: 804 – GRUPO: ANÔNIMOS
  
 
LIXO PARA TODO LADO
Lixo é um problema
Que tem solução.
Devemos tirar o lixo do chão,
Preservar a nossa escola
Para não ter mais poluição.
O lixo é um problema
No nosso planeta.
E com todo esse lixo
As pessoas não conseguem
Preservar a natureza.
Devemos prestar a atenção
Nas consequências
Que esse lixo pode trazer
Para nossa vida não sofrer.
Com todo esse lixo
Poluindo nossos rios,
Então vamos dizer
Não a essa poluição.
TURMA: 804 – GRUPO: RANDRADE
 
  
 
SEJA ESPERTO
Não suje a escola
Porque você a frequenta quase todos os dias.
Mantê-la limpa
É um gesto simples, higiênico e de sabedoria.
Todo lixo tem um determinado lugar:
As lixeiras, os sacos, enfim,
Esse lugar não é o chão.
Nem percebemos quando sujamos.
Esse é o problema
Porque com isso nos prejudicamos
Tornando um dilema.
Se parar para pensar
Em tudo que o lixo pode causar,
Você irá ver que o certo a se fazer
É limpar, preservar, cuidar e reciclar.
Seja esperto e faça a diferença!
TURMA: 804 – GRUPO: ENSINANDO A RECICLAR
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário