ATIVIDADES DE ALDENIR
Planejamento da Aula
|
Escola Municipal Luis Lindenberg
Disciplina: Língua Portuguesa
6.1- Compreensão e interpretação da música "Absurdo", interpretada por Vanessa da Mata;
6.2- Produção textual:
6.2.1- Poema.
7.1- Ouvir e discutir/refletir, em grupo, o tema tratado na letra da música "Absurdo", interpretada por Vanessa da Mata e, em seguida, dialogar com os demais grupos;
7.2- Responder às questões propostas, a partir da música apresentada para trabalho;
7.3- Produzir um poema, em grupo, acerca do tema "O lixo no ambiente escolar", bem como a observação da própria sala de aula e de outros ambientes da escola;
7.4- Gravar e mixar o poema produzido, utilizando para isso o programa Audacity;
7.5- Postar o poema produzido no blog da escola ou expor nos murais com o auxílio da multiplicadora tecnológica.
8.1- Discussão/reflexão, em grupo e de toda a turma, da canção ouvida, com o intuito de fazer com que os alunos percebam a importância da Natureza para os seres;
8.2- Execução das atividades propostas;
8.3- Produção de um poema, em grupo, a partir do tema "O lixo no ambiente escolar";
8.4- Gravação e mixagem (música instrumental) dos poemas produzidos pelos grupos;
8.5- Postagem dos trabalhos no blog da escola ou nos murais, a fim de que outros alunos possam lê-los.
9.1- Aparelho de som, computador, data show, materiais de expediente, outros.
10. Avaliação:
A avaliação se dará por meio da participação dos alunos (discussão/reflexão) e da execução e dos resultados das atividades (orais e escritas) propostas.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A aventura da linguagem. Belo Horizonte: Dimensão, 22009;
http://www.youtube.com/watch?v=ZxSbVM9IOzA.
OBS.: Como todo planejamento (plano de aula) é flexível, este também poderá sofrer modificações.
PROPOSTA DE ATIVIADE
ESCOLA MUNICIPAL LUIS LINDENBERG
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: ALDENI DE F. SILVA
ALUNOS(AS): _________________________________________________________ TURMA: ______ DATA: ____/____/____
1) A música "Absurdo
", de Vanessa da Mata, foi ouvida e discutida em sala de aula. Agora, responda às questões.
Absurdo
(Vanessa da Mata)
Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Auto-destrutivos,
Falsas vitimas nocivas?
Falsas vitimas nocivas?
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por
dinheiroTanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar
a) Comente o tema tratado na composição musical.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O eu lírico apresenta a natureza em dois momentos: o antes e o depois. Comprove esses momentos com palavras ou versos pertencentes à letra da canção.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Comente os versos "Desequilíbrio que alimenta as pragas / Alterado o grão, alterado o pão
".
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Na música, o eu lírico afirma que a "mãe
" sofre com a ingratidão do ser humano. De que "mãe" ele está se referindo?
______________________________________________________________________________________________________________________
2- Observe.
a) Escreva um comentário elucidativo acerca do texto em questão.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Identifique a figura de linguagem contida na frase pertencente ao texto acima.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Tomando por base o verso "Essa ideia do natural ser sujo
", produza um poema, atentando para o tema: "O lixo no ambiente escolar".
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
4- Gravação e mixagem dos poemas produzidos.
5- Postagem ou exposição dos trabalhos.
PRESERVE O AMBIENTE ESCOLAR
Cada dia mais acabamos com o ambiente escolar
Porque lixo jogamos por todo lugar.
Incrivelmente, nossas salas
Sujas estão ficando.
Isso porque ações inadequadas praticamos.
Nossa escola pede socorro,
Um grito que não é ouvido.
Vamos ser solidários
Jogando lixo no lixo.
Cada um com sua consciência,
Ajudando na forma que puder,
Mantendo o ambiente escolar limpo
Da melhor maneira que quiser.
Isso é questão de educação.
Mantendo a escola limpa,
Recebemos um presente.
Vamos preservar o nosso ambiente.
TURMA: 802 – GRUPO: SÓ QUE NÃO
O LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR
Com o lixo no ambiente escolar
Não tem como melhorar,
Só tem como piorar.
Se a gente não cuidar
Nossa escola suja vai ficar.
O lixo escolar
Tem que limpar
De segunda a segunda, caso contrário,
A sala vai ficar imunda.
Tem que pegar o lixo no chão
Porque essa é uma
Questão de educação.
Por isso, da nossa escola
Temos que cuidar
Para ela limpa ficar.
TURMA: 802 – GRUPO: OS POETAS
LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR
Temos que nos conscientizar
E o lixo reciclar
Para a vida salvar
E o mundo melhorar.
Os alunos têm que colaborar.
A escola não sujar
E ajudar a reutilizar.
O lixo no chão não devemos jogar
Para a escola limpa ficar.
Queremos a colaboração de cada um
E não a ajuda de um só
Para o ambiente melhor ficar.
TURMA: 802 – GRUPO: AS PODEROSAS
A HORA É ESSA
Vamos chegar que a hora é essa.
Todos reciclando.
Limpar o mundo é o que nos interessa
E disso a gente não se cansa.
E a gente vai limpando a escola
Para ter o melhor lugar do mundo.
Não deixe o lixo no chão
Porque se não fica imundo.
Levante-se da carteira
E jogue o lixo na lixeira.
TURMA: 802 – GRUPO: BMB
NÃO MAIS LIXO NO CHÃO
É questão de educação
Não jogar lixo no chão.
Em minha escola
É sujeira por todo lado,
Chega a ser desconfortável.
Mostro para os meus colegas
Que podemos melhorar,
Tornar nossa escola
Melhor lugar pra se estudar.
Ter consciência
E prestar a atenção.
Lixo é no lixo
E não no chão.
TURMA: 802 – GRUPO: BATUQUE DE MOISÉS
LUGAR SEM LIXO
O lixo está presente em todo lugar,
Principalmente na escola onde é meu lugar.
Por onde passo vejo lixo.
Sabemos como acabar com isso.
Em nosso redor tem lixo.
Queremos acabar com isso,
Mas é difícil
Porque sozinho eu não consigo.
Se todos ajudássemos a limpar a escola,
Poderíamos melhorar
E o ambiente agradável ficar.
TURMA: 802 – GRUPO: RLA
LIXO NO CHÃO, NÃO MEU IRMÃO
Eu gosto de um garoto
Que joga lixo no chão.
Eu falo: "lixo no chão
Não meu irmão".
Espere aí, você acha que
Pode mandar em mim?
Presta a atenção!
Garoto sem ação.
Você acha que não
Está sujando a escola, não?
Se liga meu irmão!
Lixo no chão, não.
Irmão vamos acabar
Com toda essa poluição?
TURMA: 804 – GRUPO: NAN PAM
O LIXO
Nas escolas nós caminhamos,
Muito lixo é encontrado.
O homem está destruindo a natureza
E ninguém está conscientizado.
Papel, garrafas pet e latinhas.
Isso é que enxergamos.
Nas escolas de nossa cidade
A poluição está aumentando.
Se a gente não cuidar,
Cheio de lixo as escolas vão ficar.
Por isso separe o lixo
E leve para reciclar.
O lixo provoca mau cheiro
E muita poluição.
Ele atrai moscas, ratos e baratas,
Causando doenças como cólera
Verminose, febre e até infecção.
Então vamos reciclar
Que assim as escolas vão melhorar.
TURMA: 804 – GRUPO: LIFE
O NOSSO PAÍS
Em nosso país não existe nenhum lugar pra brilhar
Porque a cada dia jogamos lixo em todo lugar.
Nosso país ainda irá sofrer muito,
Pois existem bastantes lixos no mundo.
A natureza ainda vai acabar
Porque muitos homens não param de desmatar.
Queremos que nosso país volte a ser feliz
Porque tudo isso é o que a gente sempre quis.
Queremos ver nosso país limpo
Para brilhar como vela de zinco.
Nosso país ficará como a gente sempre quis,
Pois queremos um país sempre feliz.
TURMA: 804 – GRUPO: PEIXONALTAS
LIXO NO CHÃO
A lixeira está no canto.
O lixo está no chão.
Vamos consertar o mundo
E parar com a poluição.
O ar está poluído.
As paredes estão riscadas.
Com todo esse lixo,
A escola está acabada.
Os alunos não se ligam,
Não acordam para o futuro.
O lixo não está só na escola,
O lixo está no mundo.
A escola está igual
está igual a um lixão.
Vamos limpar a escola.
Cadê a conscientização?
TURMA: 804 – GRUPO: ANÔNIMOS
LIXO PARA TODO LADO
Lixo é um problema
Que tem solução.
Devemos tirar o lixo do chão,
Preservar a nossa escola
Para não ter mais poluição.
O lixo é um problema
No nosso planeta.
E com todo esse lixo
As pessoas não conseguem
Preservar a natureza.
Devemos prestar a atenção
Nas consequências
Que esse lixo pode trazer
Para nossa vida não sofrer.
Com todo esse lixo
Poluindo nossos rios,
Então vamos dizer
Não a essa poluição.
TURMA: 804 – GRUPO: RANDRADE
SEJA ESPERTO
Não suje a escola
Porque você a frequenta quase todos os dias.
Mantê-la limpa
É um gesto simples, higiênico e de sabedoria.
Todo lixo tem um determinado lugar:
As lixeiras, os sacos, enfim,
Esse lugar não é o chão.
Nem percebemos quando sujamos.
Esse é o problema
Porque com isso nos prejudicamos
Tornando um dilema.
Se parar para pensar
Em tudo que o lixo pode causar,
Você irá ver que o certo a se fazer
É limpar, preservar, cuidar e reciclar.
Seja esperto e faça a diferença!
TURMA: 804 – GRUPO: ENSINANDO A RECICLAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário