quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Projeto da Escola " Cultura afro-brasileira"























































Este Projeto é do Professor Clébio Moura que trabalha com a Disciplina de História ,na Escola Municipal Luis Lindenberg, que será apresentado nos dia 16, 17,18 e 19 do mês de Novembro de 2010, e traz o objetivo de desenvolver a Cultura afro-brasileira e a questão da identidade brasileira junto a Unidade Escolar.


IDENTIDADE BRASILEIRA



    IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: Identidade Brasileira
Tempo de execução: semana de 16 a 19 – novembro de 2010.
Culminância: Dia 19 de novembro – (20) dia nacional da consciência negra.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua
Portuguesa, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física.


    PROBLEMA:
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.

No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

    JUSTIFICATIVA:

Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um
no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

OBJETIVOS:

Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
Entender e valorizar a identidade da criança negra;

Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura
africana;

Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um
posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
                                   DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações
diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos,
experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari –

Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
Produção em artes com sucatas;

Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira


Musica e dança, exposições da arte africana, comidas típicas, capoeira.



Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma amostra cultural;

Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem -com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro; Realizar brincadeiras e jogos infantis:


FECHAMENTO DO PROJETO:


Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;

Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;

Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e
humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.

Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelas crianças em conjunto com o professor para que sejam apresentados no mural que faremos na escola, para possível visita dos pais que, infelizmente, não tem muita disponibilidade para vir à escola, então, estarei mostrando e comentando estes trabalhos
com eles no dia da reunião de pais.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.

O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser, sem constrangimentos nem equívocos.

Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e
estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.


REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA COM AS
CRIANÇAS:

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.

MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,
2007.

Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.

ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.

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